Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters |
A notícia é de ontem, mas não poderíamos deixar de comemorar: nesta terça-feira, o Amazonas não registrou nenhuma morte por covid-19 pela primeira vez desde 1º de abril de 2020.
Todos lembram da situação difícil vivida no estado em janeiro, com falta de oxigênio nas redes públicas e privadas de saúde e com o Amazonas batendo o recorde de 2.786 mortes em um mês. Por isso a notícia é tão importante e alentadora.
De acordo com o UOL, mais de 2,1 milhões de doses da vacina já foram aplicadas no estado, e o governo, que recebeu doses extras no início do ano para acelerar a vacinação, está fazendo campanha para estimular a imunização.
Além da boa notícia no Amazonas, os destaques trazidos pelo consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, mostram queda no número de mortes e casos. Esses dados foram consolidados às 20h desta terça-feira e o balanço é feito a partir de levantamento das secretarias estaduais de Saúde.
A média móvel de mortes nos últimos 7 dias, em comparação à média de 14 dias atrás, teve variação de -19%. É o 10º dia seguido de queda nesse comparativo. E a média móvel de casos da doença teve queda de 37% em relação a 14 dias (considerando os dados desde o início da pandemia).
Os números são animadores, mas sempre é bom lembrar que esses dados são somados e há regiões em que os cuidados ainda precisam ser redobrados. Apenas 13% dos brasileiros estão imunizados com as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid.
Além disso, está chegando uma nova variante do coronavírus, a delta, um dos principais motivos do agravamento recente da pandemia de covid em países onde a vacinação está avançando bastante.
Autoridades dizem que pessoas com duas doses de vacinas contra o coronavírus têm menos chances de serem hospitalizadas com a variante delta, mas como ainda estamos longe de um percentual seguro de vacinação da nossa população, todas as ações preventivas continuam necessárias.
Evite aglomerações, mantenha distanciamento físico das outras pessoas, use sempre a máscara e álcool em gel na higienização das mãos, e não toque nos olhos, boca e nariz. Só com cuidados de todos é que teremos mais notícias boas como essa da diminuição de casos e mortes.
Comentários
Postar um comentário