Turma da Mônica apresenta personagem com epilepsia



Não é de hoje que Mauricio de Souza se preocupa com a inclusão social. São vários os personagens que passaram a fazer parte da Turma da Mônica para mostrar às crianças a normalidade de uma vida com diversidade. E desta vez foi apresentada uma nova criança especial, o garoto Haroldo, de sete anos, que tem epilepsia. 

Em parceria com a Genom, unidade de negócios de prescrição médica da União Química Farmacêutica, foi lançada a revista “O Que Está Acontecendo?”, para abordar o tema de forma natural, desestigmatizando a doença e dando dicas de como proceder quando estiver diante de uma pessoa em crise convulsiva, tratando o epilético sem medo ou discriminação. 

O conteúdo científico da publicação teve validação da neurologista infantil Leticia Pereira de Brito Sampaio. As revistas estão sendo entregues para médicos neurologistas de todo o país, para que sejam distribuídas aos pacientes e seus familiares, mas podem também ser solicitadas, gratuitamente, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor daUnião Química. O telefone é 0800 11 15 59.



A doença

Pacientes com epilepsia podem e devem ter uma vida bastante ativa e com qualidade, com ajuda de familiares e amigos. Não tem cura, mas tem tratamento. Com acompanhamento do médico neurologista, 70% dos pacientes conseguem controlar a doença com medicamentos adequados.

A síndrome é causada pela alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, o que acaba provocando reações físicas conhecidas como crises epilépticas - parciais ou generalizadas a depender da parte do cérebro em que está localizado o foco epiléptico.

Se você estiver próximo a uma pessoa com epilepsia durante uma crise, procure agir com gentileza e calma, amparando a cabeça dela para que não se machuque. Tranquilize-a enquanto ela se recupera, pois pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Se necessário, leve-a para um hospital. 



Diversidade e inclusão social

Vários projetos já foram lançados pela Mauricio de Sousa Produções em parceria com empresas farmacêuticas ou entidades representativas para trazer personagens para as histórias com algum tipo de doença ou que simplesmente mostrem a diversidade existente na sociedade. 

Todos eles criados com o objetivo de mostrar às crianças como a inclusão social pode acontecer de maneira natural. “Eles (os personagens) não levantam bandeiras, eles põem a mãozinha na bandeira que está passando”, já disse Mauricio.


Edu

Menino de 9 anos com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética caracterizada pela deterioração muscular progressiva.

Jeremias
 
Foi o primeiro personagem negro da turma, criado nos anos 60.

Milena

Criada em 2017, é a primeira personagem negra do sexo feminino.

Hiro

Tem descendência japonesa e foi o primeiro personagem oriental.

Tati

Tem Síndrome de Down. É também uma homenagem a Tathi Heiderich, filha dos coordenadores do Instituto MetaSocial, que em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa produziu o gibi “Viva as Diferenças!”

Dorinha  

Criada em 2004, tem deficiência visual. A inspiração foi Dorina Nowill, atuante na defesa dos direitos das pessoas cegas.

Luca

É cadeirante e chegou à turma em 2004. É amante dos esportes e conhecido entre os amigos como “Da Roda”

Humberto

Deficiente auditivo e não fala, apenas murmura. Se comunica com os outros personagens usando a linguagem de sinais.

André

Autista, ele é mais introspectivo. Mas a turma o acolhe nas brincadeiras.

Igor e Vitória

A dupla foi criada para a ONG de Brasília Amigos da Vida. Eles são soropositivos (portadores do vírus HIV).

Papa-Capim

É o indiozinho mais famoso da turma e recebeu esse nome de um pássaro.



Campanhas

Entre as campanhas em parceria com entidades, houve ainda uma realizada com a Artesp, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, para conscientizar a população paulista sobre o trânsito.

Com o título “Turma da Mônica em ‘Viajando com Segurança’”, o gibi mostrou informações sobre o comportamento adequado que os motoristas devem adotar enquanto dirigem, abordando temas como o uso do celular ao volante, cinto de segurança, farol baixo na estrada, excesso de velocidade, travessia de pedestres, uso da passarela, entre outros.


A distribuição foi gratuita em praças de pedágio das rodovias do Estado durante a Operação Verão.



Comentários