Junho Violeta

Hoje, 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (Inpea). E não só hoje, mas todo o mês de junho é dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa.

Os direitos dos idosos são assegurados no Brasil pela Constituição e pelo Estatuto do Idoso. Segundo a lei, é dever de todos garantir a integridade física e psicológica da pessoa idosa. De acordo com o estatuto, “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido”.

Apesar disso, durante a pandemia aumentou muito o número de denúncias. Só nos primeiros cinco meses de 2021, os casos de violência contra idosos ultrapassaram o total de 2020. As agressões muitas vezes vêm dos próprios familiares da vítima.

O principal canal para denunciar violência contra o idoso é o Disque 100. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. O Disque 100 recebe, analisa e encaminha qualquer tipo de denúncia de violações de direitos humanos.

Comentários