Palácio de luxo do Vaticano transforma-se em abrigo para sem-teto


Após reforma, o Papa Francisco decidiu que o Palazzo Migliori abriria suas portas para os pobres 


Foto: NBC News
 
Localizado perto da Praça de São Pedro, no Vaticano, o Palazzo Migliori, um belo palácio do século 19, teria um custo bem alto de hospedagem se fosse um hotel. O Papa Francisco, no entanto, tinha outras ideias e ele acabou convertido em um abrigo para sem-teto.

O Palazzo Migliori recebeu esse nome em homenagem à família que o doou à Igreja Católica Romana. Serviu como sede de uma ordem de mulheres religiosas, a Calasanziane, que ocupou o edifício por 70 anos e o usou para cuidar de jovens mães solteiras. Porém, no ano passado, o grupo mudou sua sede de local e, após uma reforma, o prédio ficou disponível.

Uma opção era transformá-lo em hotel, já que fica perto da Praça de São Pedro, além de ser esta uma localização muito popular entre os turistas, que pagam centenas de dólares para ficar perto dela. Mas o Papa Francisco tinha uma ideia muito diferente do tipo de hóspede que ele queria para esse ponto privilegiado - os pobres e os sem-teto.

Foto: NBC News

Mario Brezza, de 53 anos, é um dos atendidos. Ele teve a perna amputada por causa de uma doença circulatória grave, vive com um subsídio mensal de invalidez de 300 dólares e está entre os cerca de 50 homens e mulheres sem-teto que agora dormem nos 16 quartos do palácio. "Este lugar parece mais um lar. Eu tenho minha própria cama, quarto e banheiro. É tão diferente dos dormitórios que eu tentei até agora, onde às vezes você se sente como um animal em um estábulo lotado", disse Brezza. 

Foto: NBC News

Carlo Santoro, membro da Comunidade Sant'Egidio, uma associação católica leiga encarregada de muitos projetos de caridade ligados ao Vaticano, incluindo o Palazzo Migliori, vê o local como um "verdadeiro paradoxo": “É um belo palácio ao lado da Praça de São Pedro e da Basílica, e ainda assim abriga aqueles que até recentemente não tinham uma casa para ir".


Os voluntários ajudam a fornecer as refeições. Entre eles está Sharon Christner, de 23 anos, que viajou da Pensilvânia como parte de um projeto de pesquisa sobre questões sociais e falta de moradia. Para Sharon, “o que há de especial nesse lugar é que não se trata de maximizar cifrões, mas de dar às pessoas um local realmente bonito para se estar, com a ideia de que a beleza cura".





Moradores compartilham uma refeição preparada por voluntários no Palazzo Migliori - Foto: NBC News


 

Comentários