Homem mais rico do mundo doa US$ 10 bi para combater mudanças climáticas


Dono da Amazon, Jeff Bezos anuncia doação para ajudar no combate ao aquecimento global. Quantia vai financiar trabalho de cientistas, ativistas e ONGs


Jeff Bezos, fundador da empresa de tecnologia Amazon e homem mais rico do mundo, de acordo com a revista Forbes, anunciou em seu Instagram o lançamento do Fundo Terra Bezos, uma iniciativa global que financiará cientistas, ativistas e ONGs, para ampliar a exploração de novas formas que combatam o impacto das alterações climáticas e protejam o mundo.

Bezos vai doar 10 bilhões de dólares, cerca de 43,3 bilhões de reais, para dar início ao projeto. O fundo criado começará a distribuir dinheiro em meados deste ano. A empresa fundada por ele em 1994, hoje vale mais de 1 trilhão de dólares. Sua fortuna é de 131 bilhões de dólares. Ele também é dono do jornal The Washington Post e da Blue Origin, empresa que desenvolve foguetes de uso comercial.

Jeff Bezos - Foto: AFP

Nova postura

Em comparação a outros multibilionários, Bezos pratica uma filantropia limitada e recebe críticas por isso. Sua maior doação até então havia sido em setembro de 2018, de 2 bilhões de dólares, para ajudar escolas e famílias sem teto. Também há críticas por acusações envolvendo as condições de trabalho na Amazon.
Baseada na cidade americana de Seattle, a Amazon é vizinha da Microsoft, que em janeiro divulgou sua meta de tornar-se uma empresa carbono negativa até 2030. E até 2050, pretende remover do ambiente "todo o carbono que a empresa emitiu diretamente ou por consumo elétrico desde que foi fundada em 1975".

Já a empresa de Bezos anunciou esforços para a redução de emissão de carbono e tem a meta de zerar sua pegada de carbono até 2040, incluindo, por exemplo, o frete feito pela Amazon e terceirizadas, o uso de energia elétrica e viagens corporativas. A alta emissão de carbono é considerada hoje a principal causadora das tragédias climáticas mundiais.

Confira o anúncio de Jeff Bezos:

“As alterações climáticas são a maior ameaça para o nosso planeta. Quero trabalhar ao lado de outros, tanto para ampliar formas conhecidas, como explorar novas formas de combater o impacto devastador das alterações climáticas neste planeta que todos partilhamos. Esta iniciativa global financiará cientistas, ativistas, ONG – qualquer esforço que ofereça uma verdadeira possibilidade de ajudar a preservar e proteger o mundo natural. Podemos salvar a Terra. Isso demandará medidas coletivas de grandes empresas, pequenas empresas, nações, organizações globais e indivíduos. (...) A Terra é a única coisa que todos temos em comum – vamos protege-la, juntos.”

Com informações da BBC Brasil

Comentários