Girassóis renovam terra no sul do México e restauram população de abelhas


Com sobrevivência do inseto polinizador em risco, santuário de girassóis em Oaxaca tem grande importância para o meio ambiente


Foto: Flor Hernández

O amarelo dos girassóis ilumina o campo do Sr. Jorge Pérez Merlin, um agricultor com mais de 60 anos que deu uma volta de 180 graus à tradição camponesa da região sul do México, para recuperar a produtividade de sua terra e restaurar a população de abelhas.

Até o ano passado, seu lote era inteiramente destinado ao milharal, mas a falta de produtividade e o desgaste do solo o levaram a variar sua colheita. E assim as flores amarelas que medem mais de um metro e meio, e que são incomuns em Oaxaca, chegaram à sua terra.

Os girassóis dão as costas para o sol que está prestes a se esconder, e se movem com o vento que esfria a tarde. Dentro da plantação, um grupo de pessoas faz uma sessão de fotos, enquanto as crianças correm entre as flores.

Com um sorriso no rosto, o Sr. Jorge recebe visitantes, permitindo que eles tirem fotos e passem pelo campo sem nenhum custo. Pagam apenas pelos girassóis, 10 pesos por cada.

"Também trabalhamos com abelhas e sabemos o quanto elas são importantes, por isso decidimos nos apoiar nesse plantio, porque elas gostam muito de pólen e produzem mais mel, o que é importante para nós", diz o agricultor.

Foto: Flor Hernández
Santuário de Girassóis
Ameaçadas por pesticidas, agricultura intensiva e os efeitos das mudanças climáticas, as abelhas encontraram na plantação de girassóis de Oaxaca um possível salva-vidas. Cerca de 200.000 plantas estão mudando a paisagem dos campos afetados pela seca, para o benefício dos insetos, vitais para a vida no planeta por seu trabalho como polinizadores.

A população de abelhas caiu na área porque elas vão, inocentemente, para uma safra de milho e pimentão, na qual aplicaram pesticidas. Acabam morrendo no local ou retornam à colméia e a contaminam, explicou Ricardo González, agrônomo da Universidade de Chapingo. As colmeias contaminadas acabam sendo abandonadas porque as outras abelhas detectam o aroma do pesticida.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alertou sobre o declínio global das populações de abelhas e os efeitos que esse fenômeno tem sobre a segurança alimentar, uma vez que a grande maioria dos produtos agrícolas depende de polinizadores como elas.

O campo onde a vida floresce é um projeto de agroturismo que nasceu como teste piloto em 2019 por 80 agricultores que fazem parte da Sociedade Integrativa do Agronegócio de Rio Verde e que, em 2020, organizou pela primeira vez a Feira Estadual do Girassol.

Os turistas foram aparecendo, aprendendo sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. Além dos girassóis, as pessoas podem comprar o óleo da planta, mel e outros produtos. O dinheiro arrecadado retorna para a produção e ainda ajuda na renda mensal dos agricultores.

Um trabalho louvável, necessário não só para os envolvidos. Espera-se que esse ciclo de proteção das espécies e da produção de mel seja mantido, até que o equilíbrio do ecossistema seja restaurado.
 
Fonte: Newsweek México e AztecaAmerica

Comentários