Estudantes baianos vencem desafio mundial da Nasa com projeto para cuidar dos oceanos

Cinco baianos venceram a maior maratona de programação do mundo, promovida pela Nasa – o Nasa Space Apps Challenge 2019. Agora eles preparam as malas para conhecer a sede da entidade nos Estados Unidos

Os estudantes premiados pela Nasa: Antônio, Pedro, Ramon, Genilson e Thiago (Marina Silva/CORREIO)

Com idades entre 18 e 23 anos, Antônio Rocha, Genilson Brito, Pedro Dantas, Ramon Santos e Thiago Barbosa superaram 2.076 projetos de 230 cidades em 83 países diferentes.

A equipe brasileira teve uma das seis ideias premiadas na competição e é composta por três estudantes de administração, um de engenharia química e um de análise e desenvolvimento de sistemas. 

O grupo venceu mundialmente na categoria ‘melhor uso de hardware’ com um projeto para cuidar dos oceanos. O intuito da Nasa é buscar ideias inovadoras em diferentes categorias do conhecimento.

Com o nome de Ocean Ride (ou carona no oceano, em tradução livre), o projeto do grupo criou um dispositivo para recolher partículas de micro plástico das águas, ajudando a limpá-las. Para realizar o ‘serviço’, o aparelho seria acoplado a grandes embarcações como navios de cruzeiro, cargueiros, ou plataformas de petróleo e atuaria como um ‘imã’ no mar. 

Como premiação, os jovens irão conhecer o Nasa Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos, e ter a oportunidade de fazer a apresentação do projeto para a Agência Aeroespacial Americana. 

Além da equipe baiana, um grupo de São Paulo venceu em outra categoria, com um projeto que envolve o cuidado com as manchas provocadas pelo óleo nas praias.

Essa história foi contada pelo Correio*. Saiba mais sobre ela e sobre a trajetória dos cinco garotos AQUI.

Comentários