Revista da Turma da Mônica traz dicas contra desperdício de alimentos

Famílias brasileiras desperdiçam, em média, 128 kg de alimentos por ano. Objetivo é reduzir pela metade as perdas e desperdício de alimentos até 2030



A Embrapa lançou uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica e um guia didático para professores sobre consumo sustentável. De maneira educativa, a publicação explica os impactos negativos do desperdício de alimentos nas famílias e dá dicas de como substituir esse hábito por um consumo mais sustentável. 

A iniciativa faz parte do projeto apoiado pelos Diálogos Setoriais (um instrumento de cooperação entre União Europeia e Brasil), liderado pela Embrapa, em parceria com o WWF Brasil, e com a colaboração do Instituto Maurício de Sousa. A publicação tem tiragem impressa, além de ser disponibilizada gratuitamente em formato digital. 

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, destaca a importância das parcerias proporcionadas pelos Diálogos Setoriais para enfrentamento conjunto do problema do desperdício: "Ao longo de décadas e em parceria com várias instituições, a Embrapa tem atuado em melhoramento genético para aumentar a produção de alimentos em 10, 15%. Mas poderia aumentar a disponibilidade em até 40%, no caso de frutas e hortaliças, por meio da redução de perdas pós-colheita e do desperdício no ponto de venda e junto ao consumidor". 

Para o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, a iniciativa dá continuidade às ações conjuntas da UE e do Brasil contra o desperdício de alimentos, atende à necessidade de ampliar a conscientização sobre o desperdício de alimentos entre os consumidores jovens no Brasil e se alinha ao programa de Economia Circular da Comissão Europeia, a ser intensificado com o novo Acordo Verde Europeu, no uso sustentável dos recursos naturais e da luta contra as mudanças climáticas: "A iniciativa Diplomacia Climática de 2019 da UE se concentra em iniciativas para jovens, um público fundamental a ser educado para construirmos um futuro sustentável”.

Para 2020, Embrapa e WWF Brasil planejam novas ações para disseminar o conteúdo educativo das publicações que estão sendo lançadas. A iniciativa está alinhada com a meta 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelece a redução pela metade das perdas e desperdício de alimentos até 2030.

Pesquisa recente da Embrapa e Fundação Getulio Vargas, viabilizada pelos Diálogos Setoriais, revela que a família brasileira desperdiça, em média, 128 kg de alimentos por ano. Para o analista Gustavo Porpino, coordenador do projeto nos Diálogos Setoriais, reduzir o desperdício no final da cadeia agroalimentar é um processo de mudança cultural que demanda ações contínuas de educação.

Para acessar a versão digital da revista da Turma da Mônica contra o desperdício de alimentos, clique na imagem abaixo.

https://5975c312-8eb9-4c0c-80cd-daf80c815b09.filesusr.com/ugd/16b50c_ea425457d26a4529aed9136b7bdb5d10.pdf

Comentários