Com patas artificiais, felino é estrela nas redes sociais


Chamado de “o primeiro gato biônico italiano”, Vito teve próteses implantadas após amputação das patas traseiras



“Meu nome é Vito. Para os amigos, Vituzzo. Moro em Milão com minhas mães Linda e Silvia. Sou um gato destemido e imprudente. Perdi minhas pernas traseiras em um acidente, mas não a vontade de viver. Graças a duas próteses, desfruto a vida como todos os outros gatos domésticos.”

É assim que o bichano de seis anos, se apresenta no Instagram. Ele teve sua história conhecida graças aos compartilhamentos com a hashtag #vituzzosuperstar.

Conheça a trajetória de gato biônico:

Vito vivia na cidade de San Vito Lo Capo e pertencia à mãe de Silvia Gottardi, falecida há alguns anos. Adotado por Silvia e Linda Ronzoni, foi para Milão, mas não se adaptou à vida trancado. Logo aprendeu a sair e voltar para casa. Tudo corria bem, quando as duas mulheres se casaram e partiram em lua de mel, deixando-o com um amigo.

O gato, então, desapareceu e foi encontrado um dia e meio mais tarde com as duas patas traseiras esmagadas. Uma delas foi imediatamente amputada. O veterinário esperava salvar a outra, mas uma infecção culminou na amputação da segunda. Foi aí que o veterinário Massimo Petazzoni propôs uma intervenção experimental, nunca realizada na Itália – a colocação de próteses similares às utilizadas por atletas.

A recuperação, com todos os cuidados diários necessários, não foi fácil. Vito também sofreu uma fratura e um deslocamento da rótula e, consequentemente, uma nova intervenção para a inserção de uma pequena prótese de titânio. Mais dificuldades... até que um dia Silvia e Linda o encontraram em pé e, desde então, ele pode fazer tudo!


Gatos que sofrem lesões desse tipo geralmente são sacrificados, mas essa história teve um final feliz e Vito hoje é uma celebridade.


Com informações da Vanity Fair e fotos de Claudia Rocchini

Retrato de Família - Silvia e Linda com Vituzzo

Comentários