Descoberta molécula que pode travar Alzheimer

Pesquisadores italianos publicaram o estudo na revista Nature

Cientistas do Instituto Europeu de Pesquisa do Cérebro da Fundação Rita Levi-Montalcini descobriram uma forma de atrasar ou mesmo impedir o aparecimento da doença de Alzheimer.

Estudo publicado na revista Nature aponta uma molécula que rejuvenesce as células cerebrais de modo a bloquear a doença na primeira fase. A molécula em questão, o anticorpo A13, estimula o nascimento de neurônios ao mesmo tempo em que combate os problemas gerados pela doença.

A equipe de pesquisadores italianos desenvolveu o estudo em ratos, que conseguiram produzir neurônios. Estima-se que a descoberta possa trazer com ela novas possibilidades de tratamento e diagnóstico da doença.

O Alzheimer é um tipo de demência que provoca deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas como a memória, atenção, concentração, linguagem ou pensamento.

Como forma de prevenir a doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda fazer exercício com regularidade, não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool e manter os níveis adequados de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue.

.