8 de Outubro - Dia do Nordestino

Data celebra a diversidade cultural típica da região Nordeste

Moça Roubada - Xilogravura de J.Borges

Hoje é o Dia do Nordestino. 

A data foi oficializada em São Paulo em 2009, como homenagem ao centenário de Antônio Gonçalves da Silva, o poeta, cantor e compositor cearense, mais conhecido como Patativa do Assaré, e celebra a diversidade cultural da região. Mas por que a data oficial de homenagem foi criada em São Paulo? Porque depois do próprio Nordeste, é a cidade brasileira com a maior concentração de nordestinos.

Patativa do Assaré foi um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX. Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. Projetou-se nacionalmente com o poema "Triste Partida" em 1964, musicado e gravado por Luiz Gonzaga. Seus livros, traduzidos em vários idiomas, foram tema de estudos na Universidade de Sorbonne, na França, na cadeira de Literatura Popular Universal.



Estátua de Patativa no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza Foto: Wikimedia https://bit.ly/2tTEEcS

A vida e as dores do sertanejo

Outros autores nordestinos levaram para suas obras a problemática sertaneja, embora não de maneira tão popular como Patativa. Foi o caso do recifense João Cabral de Melo Neto, autor mais erudito, que apresentava maior rigor estético em sua obra. E neste dia lembramos também sua grande obra "Morte e Vida Severina".

Trazemos aqui a animação, baseada nos quadrinhos do cartunista Miguel Falcão e produzida pela TV Escola, OZI e Fundação Joaquim Nabuco, que preserva o texto original, narrando a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor. A direção é de Afonso Serpa e a voz de Severino é do ator Gero Camilo.

Confira:

Morte e Vida Severina | Animação


Comentários