Venezuelana cria casa de acolhimento para pessoas com HIV em Roraima


A pequena casa alugada pela venezuelana Nilsa Hernández em Boa Vista (RR), está de portas abertas para pessoas que vivem com HIV e que estão de passagem pela capital roraimense, em busca de refúgio ou tratamento. 

O relato é do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A decisão de oferecer moradia nasceu do desejo de dar um teto para essas pessoas que buscam tratamento ou refúgio. A venezuelana vive há 13 anos com o vírus da AIDS.

Ao lado do neto de 13 anos e do então marido, Nilsa chegou ao Brasil há um ano. Sofreu na pele a discriminação e morou nas ruas por um mês. Com a ajuda de doadores e ONGs, conseguiu se estabelecer na casa alugada e colocou em prática a sua vontade de ajudar.

Criou, praticamente sozinha, o projeto Valientes pela Vida. A iniciativa é apoiada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que fornece materiais informativos e produtos de saúde sexual e reprodutiva para a instituição. A agência da ONU também promove ações de resiliência comunitária.

Além de pessoas vivendo com HIV, Nilsa recebe pacientes com câncer, diabetes e outras doenças — a quem ela se refere apenas como seus “valentes”.

Por ONU Brasil

Matéria original:  https://tinyurl.com/y33d8x2s

Foto: UNFPA

Comentários