“Projeto Fio Mágico” leva magia e fantasia a crianças com câncer

O Magic Yarn Project (Projeto Fio Mágico) nasceu da crença de que um pouco de amor e fios podem trazer magia para as vidas de crianças que lutam contra o câncer em todo o mundo. 

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, localizada no Alasca e administrada por voluntários, que fabrica e envia gratuitamente perucas de fios para princesas e gorros de super-heróis para crianças de todo o mundo que lutam contra o câncer.

A ideia da organização é oferecer um material mais suave para os pequenos, já que os tratamentos de quimioterapia geralmente deixam a pele sensível demais para tolerar o uso de perucas tradicionais.

Os voluntários que ajudam na confecção das perucas de princesa e gorros de super-heróis, todos feitos a mão, são chamados carinhosamente de "magic makers" (fabricantes de magia).

A ideia de Holly Christensen, que trabalhava com pacientes com câncer, surgiu após ver a filha de um amigo ser diagnosticada com a doença. Ela criou uma peruca e o sucesso foi tão grande entre outras meninas do hospital que ela passou a receber diversos pedidos. 

Nos últimos anos, os "Magic Makers" (fabricantes de magia), como são carinhosamente chamados os voluntários do The Magic Yarn Project, criaram cerca de 20.000 perucas de fios, todas feitas à mão, para crianças que lutam contra o câncer e a perda de cabelo em todo o mundo. Já foram enviadas perucas gratuitas de princesa e pirata para crianças de 47 países diferentes.

www.themagicyarnproject.com 

Fotos: Reprodução Facebook The Magic Yarn






 “As perucas Magic Yarn causam risadinhas e convidam as crianças de volta ao mundo da imaginação durante um período muito difícil. Por favor, junte-se a nós em nossa missão de levar magia às crianças que lutam contra o câncer e inspirar o voluntariado a ajudar a fazer a diferença.”








"Os tratamentos de câncer parecem um pouco menos assustadores e os sorrisos vêm um pouco mais facilmente.”


Holly Christensen e Bree Hitchcock,
co-fundadoras do The Magic Yarn Project




















Perucas de Fio Infantil no Brasil

E uma ideia como essa claro que teria tudo para se multiplicar. No Brasil, As Perucas de Fio Infantil foram desenvolvidas tendo como inspiração o projeto do Alasca. “Para suavizar um momento tão difícil como o tratamento contra o câncer infantil, eu, junto à Círculo e às artesãs/voluntárias (acho que são anjos) de Blumenau, Gaspar e Pomerode, nos unimos para adaptar o projeto original a fim de adequá-lo ao clima tropical do Brasil”, conta Bruna Szpisjak.


“Confesso que não imaginávamos o quanto seria emocionante a entrega das 24 peças, dentre elas Perucas de Princesas (para as meninas) e Toucas de Personagens de Desenho Animado (para os meninos) que fazem tratamento no Hospital Santo Antônio de Blumenau/SC. O olhar curioso, o suspiro ao ver as perucas e o sorriso estampado no rosto de cada criança, acenderam uma chama de nossos corações que estava adormecida.”


Como confeccionar a Peruca de Fio Infantil:


















Comentários