Alunos com deficiência visual terão mais facilidade para aprender
ciências a partir de uma iniciativa de inclusão criada pela Universidade
Federal do Paraná (UFPR).
Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas criaram um site sobre o ensino da área voltado para pessoas com essa condição.
Antes de iniciar as atividades, as acadêmicas aprenderam a ler, escrever em Braille e a usar programas de computador de acessibilidade. Durante o projeto, elas passaram a elaborar e adaptar materiais para o ensino de Exatas voltados para alunos com deficiência visual – como o multiplano, em que os estudantes podem realizar cálculos matemáticos e montar fórmulas de Física.
O site da UFPR oferece também dicas sobre programas de computadores que permitem a autonomia dos cegos. "Aprender a linguagem braille é conquistar a liberdade para o cego”. Ainda ajuda os jovens a se relacionar virtualmente, organizando e informando sobre a existência de aplicativos que conectam através de chats criados especialmente para quem não vê.
Por Projeto #Colabora https://tinyurl.com/y27toefa
Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas criaram um site sobre o ensino da área voltado para pessoas com essa condição.
Antes de iniciar as atividades, as acadêmicas aprenderam a ler, escrever em Braille e a usar programas de computador de acessibilidade. Durante o projeto, elas passaram a elaborar e adaptar materiais para o ensino de Exatas voltados para alunos com deficiência visual – como o multiplano, em que os estudantes podem realizar cálculos matemáticos e montar fórmulas de Física.
O site da UFPR oferece também dicas sobre programas de computadores que permitem a autonomia dos cegos. "Aprender a linguagem braille é conquistar a liberdade para o cego”. Ainda ajuda os jovens a se relacionar virtualmente, organizando e informando sobre a existência de aplicativos que conectam através de chats criados especialmente para quem não vê.
Por Projeto #Colabora https://tinyurl.com/y27toefa
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Foto: UFPR/Divulgação |
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