Para ensinar matemática e física a cegos

Alunos com deficiência visual terão mais facilidade para aprender ciências a partir de uma iniciativa de inclusão criada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas criaram um site sobre o ensino da área voltado para pessoas com essa condição.

Antes de iniciar as atividades, as acadêmicas aprenderam a ler, escrever em Braille e a usar programas de computador de acessibilidade. Durante o projeto, elas passaram a elaborar e adaptar materiais para o ensino de Exatas voltados para alunos com deficiência visual – como o multiplano, em que os estudantes podem realizar cálculos matemáticos e montar fórmulas de Física.

O site da UFPR oferece também dicas sobre programas de computadores que permitem a autonomia dos cegos. "Aprender a linguagem braille é conquistar a liberdade para o cego”. Ainda ajuda os jovens a se relacionar virtualmente, organizando e informando sobre a existência de aplicativos que conectam através de chats criados especialmente para quem não vê.

Por Projeto #Colabora  https://tinyurl.com/y27toefa

Foto: UFPR/Divulgação

Comentários