Nascem dois leopardos da Arábia, um dos animais mais ameaçados do mundo

A Arábia Saudita acaba de apresentar dois filhotes de leopardo de uma subespécie em perigo crítico de extinção. Apenas 200 cópias permanecem em todo o mundo, confinadas na Península Arábica e no deserto de Negev, em Israel.

Os filhotes, uma fêmea e um macho, nasceram no final de abril, mas o nascimento só foi noticiado agora que eles excederam suas primeiras doze semanas de vida, um período crucial para o desenvolvimento de qualquer felino. 

"Com pouco mais de 200 exemplares de leopardos da Arábia, é um dos animais mais ameaçados do mundo. Esses filhotes representam um novo raio de esperança para a renovação de uma subespécie à beira da extinção", comemora o príncipe Badr bin Abdullah, Ministro da Cultura da Arábia Saudita.

"O nascimento de dois exemplares é um momento histórico em nossos esforços para reintroduzir o leopardo árabe na região de Al Ula. Confiamos no futuro desse felino único e majestoso que também é nativo daqui", diz Bin Abdalá. A monarquia estabeleceu em fevereiro passado um fundo global para o leopardo da Arábia, com 25 milhões de dólares.

Os dois primeiros espécimes que alimentam o futuro das subespécies continuarão, longe dos focos, sua jornada para a vida adulta. Nos próximos dois anos, eles ficarão perto de sua mãe, Hamms, a protagonista de um marco contra a extinção.

Por El Mundo https://tinyurl.com/y42rxook

Foto: Commission for Aiula

Comentários