Convivência entre idosos e crianças ajuda a combater solidão e efeitos da violência


A Casa Emilien Lacay transformou-se em um ponto de encontro diário entre gerações da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. O centro de acolhimento de idosos também funciona como uma creche, e ali, os mais velhos ajudam, duas horas por dia, a cuidar dos mais novos, em uma rotina de troca de carinho que ajuda a atenuar a solidão de quem está na terceira idade e os efeitos da violência sobre quem ainda está só começando a vida.

Há crianças que já perderam irmãos, idosos que já perderam sobrinhos e filhos na violência, que infelizmente perpassa para a realidade de cada família atendida. 

O centro de acolhimento, que faz parte da Rede Cruzada, existe há 29 anos e atende gratuitamente cerca de 60 idosos e 200 crianças. A maioria mora na Cidade de Deus - e todos estão em situação de vulnerabilidade social. Em média, os idosos que frequentam a casa vivem com uma renda de um salário mínimo.

Além de poder usufruir das diversas atividades promovidas pelo centro, muitos vão ao local pela garantia de uma alimentação saudável. Juntos, todos têm aulas de capoeira, teatro e canto. Três vezes por semana, dois dos mais velhos leem livros infantis para os pequenos.

Problemas de locomoção e de visão limitam o relacionamento de alguns idosos com crianças no centro. Mas, no geral, não impedem que troquem carinho e atenção. Muitas das crianças têm pais ausentes e são criadas apenas pelas mães. Como algumas famílias vieram do Norte e do Nordeste, o convívio com os avós nem sempre é possível. Os "vovôs" e as "vovós", como são vistos pelas crianças, acabam suprindo essa ausência. 


Por BBC Brasil

Matéria original:  https://tinyurl.com/y6qtx84g

Foto: Ana Terra Athayde

Comentários