Como os povos indígenas estão ajudando o mundo a alcançar a #FomeZero

Os povos indígenas e seus sistemas alimentares podem fornecer respostas à insegurança alimentar e às mudanças climáticas
Eles são administradores de recursos naturais, biodiversidade e alimentos nativos nutritivos, além de parceiros importantes na busca de soluções para as mudanças climáticas e na reformulação de nossos sistemas alimentares.

Por FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura)/ Francesco Farnè

Constituindo apenas 5% da população mundial, os povos indígenas são, no entanto, gestores vitais do meio ambiente.28% da superfície terrestre do mundo, incluindo algumas das áreas florestais mais ecologicamente intactas e biodiversas, são gerenciadas principalmente por povos indígenas, famílias, pequenos proprietários e comunidades locais. Essas florestas são cruciais para reduzir as emissões de gases e manter a biodiversidade. Os alimentos indígenas também são particularmente nutritivos, e seus sistemas alimentares associados são notavelmente resilientes ao clima e bem adaptados ao meio ambiente.

Os modos de vida dos povos indígenas e seus meios de subsistência podem nos ensinar muito sobre como preservar os recursos naturais, suprir e cultivar alimentos de maneira sustentável e vivendo em harmonia com a natureza.Mobilizar o conhecimento que se origina desse patrimônio e desses legados históricos é importante para enfrentar os desafios que a agricultura e os alimentos enfrentam hoje e no futuro.

Aqui estão 5 das muitas maneiras em que os povos indígenas estão ajudando o mundo a combater a mudança climática:

1. Suas práticas agrícolas tradicionais estão melhor adaptadas a um clima em mudança
Ao longo dos séculos, os povos indígenas desenvolveram técnicas agrícolas adaptadas a ambientes extremos, como as grandes altitudes dos Andes ou os campos secos do Quênia. Suas técnicas testadas pelo tempo, como terraços para evitar a erosão do solo ou jardins flutuantes para fazer uso de campos inundados, são bem adequados para os eventos climáticos cada vez mais extremos e mudanças de temperatura provocadas pela mudança climática.

2. Conservam e restauram florestas e recursos naturais
Os povos indígenas se vêem ligados à natureza e como parte do mesmo sistema que o ambiente em que vivem. Eles adaptaram seus estilos de vida para se adequar e respeitar seus ambientes. Nas montanhas, os sistemas de manejo da paisagem dos povos indígenas preservam o solo, reduzem a erosão, conservam a água e diminuem o risco de desastres. Nas pastagens, as comunidades pastoris indígenas gerenciam o gado pastando e cultivando de forma sustentável, preservando a biodiversidade das pastagens. Na Amazônia, a biodiversidade dos ecossistemas melhora quando os indígenas os habitam.

3. Seus alimentos e tradições podem ajudar a expandir e diversificar as dietas
O mundo atualmente depende muito de um pequeno conjunto de culturas básicas.Apenas cinco culturas - arroz, trigo, milho, milho e sorgo - fornecem cerca de 50% de nossas necessidades energéticas. Repleto de colheitas nativas nutritivas, como quinoa e oca , os sistemas alimentares dos povos indígenas podem ajudar o resto da humanidade a expandir sua estreita base alimentar para incorporar ervas, arbustos, grãos, frutas, animais e peixes que podem não ser bem conhecidos ou usados outras partes do mundo.

4. Eles cultivam culturas indígenas que são mais resistentes às mudanças climáticas
Como muitos povos indígenas vivem em ambientes extremos, eles escolheram culturas que também se adaptaram a essas condições. Os povos indígenas geralmente cultivam uma variedade de espécies nativas de culturas e uma variedade de variedades que são melhor adaptadas aos contextos locais e são frequentemente mais resistentes a secas, altitude, inundações ou outras condições extremas.Usadas mais amplamente na agricultura, essas plantações poderiam ajudar a construir a resiliência das fazendas que agora enfrentam um clima mais extremo e em mudança.

5. Eles supervisionam uma grande parte da biodiversidade do mundo

Os territórios indígenas tradicionais abrangem 28% da superfície terrestre do mundo, mas abrigam 80% da biodiversidade do planeta. Preservar a biodiversidade é essencial para a segurança alimentar e nutricional. O pool genético de plantas e espécies animais é encontrado em todos os biomas terrestres, bem como rios, lagos e áreas marinhas. Vivendo vidas naturalmente sustentáveis, os povos indígenas preservam esses espaços, ajudando a preservar a biodiversidade de plantas e animais na natureza.

A FAO considera os povos indígenas como parceiros inestimáveis ​​no fornecimento de soluções para as mudanças climáticas e na criação de um mundo #ZeroHunger (#FomeZero). Jamais conseguiremos soluções de longo prazo para as mudanças climáticas e a segurança alimentar e nutricional sem buscar ajuda e proteção dos direitos dos povos indígenas.

Matéria original: https://tinyurl.com/y6ozt58v

© FAO/Min Qingwen


©FAO/Luis Gustavo Sánchez Díaz


Comentários