Prefeitura na Grande SP lança programa Tarifa Zero

Vargem Grande Paulista será a primeira cidade na Região Metropolitana a oferecer ônibus de graça

Foto: Dulgação

Num momento em que se fala tanto em perda de benefícios para os trabalhadores, uma boa notícia vem de um município da Grande São Paulo. Vargem Grande Paulista, com mais de 52 mil habitantes, lançou o programa Tarifa Zero no transporte. 

A partir de 5 de novembro, a população não terá mais que pagar a passagem de R$ 3,70 para andar de ônibus na cidade. Será o primeiro município da Região Metropolitana de São Paulo a oferecer transporte público gratuito e o 14o no país. 

A iniciativa torna-se possível graças a uma parceria com a iniciativa privada, que irá contribuir com uma taxa mensal referente ao que já é gasto com vale transporte, que será paga ao Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU). 

Nos primeiros 60 dias o valor será subsidiado integralmente pela prefeitura e depois pelas receitas do FMTU, que tem como receita dotações orçamentárias, multas de trânsito, taxa de transporte público de passageiros (empresas privadas), taxa de publicidade, publicidade em pontos de ônibus, entre outras. 

As empresas começarão a pagar a taxa a partir de janeiro de 2020. Os usuários terão 60 dias para se cadastrar no sistema e fazer um cartão, que deverá ser apresentado no momento do embarque. A prefeitura local também irá ampliar a frota de 7 para 13 ônibus, o número de linhas de 4 para 7, e construir um Terminal Urbano na região central da cidade para integrar todos os bairros. 

O prefeito Josué Ramos acredita que, com o Tarifa Zero, os munícipes passarão a utilizar os serviços e comércio da própria cidade, gerando mais renda, emprego e fomento da economia.

Comentários